EMBRAER LEGACY 550 DO GEIV FAZ SUA ESTRÉIA EM MARINGÁ

Legacy 500 do GEIV realizando seu pouso em Maringá.

O Aeroporto de Maringá recebeu nesta Sexta-feira (28/10) a visita da nova aeronave do Grupo Especial de Inspeção de Voo - GEIV, o Embraer Legacy 500 (UI-50).

A aeronave da FAB iniciou uma nova fase do Projeto I-X, um dos programas estratégicos mais importantes da força aérea, que prevê o desenvolvimento de novas aeronaves de inspeção em voo.

A fase inicial é considerada uma das mais sensíveis e importantes, a integração do sistema que transformou a aeronave num laboratório embarcado. Esta é a primeira aeronave que entrou entrou em operação e está na em fase de integração.

Cabine com a mais alta tecnologia de navegação.
O Projeto I-X foi criado para ampliar as capacidades da Aeronáutica no desenvolvimento de auxílios à navegação aérea e prevê a aquisição de seis aeronaves Embraer Legacy 500 todos transformados em laboratório. Os novos aviões vão substituir a atual frota do GEIV que são compostos pelos Embraer IC-95 Bandeirante e Hawker HS-800.

Foram instaladas mais 14 antenas na parte externa da aeronave, além das existentes. Uma câmera a laser que também vai permitir que à aeronave tenha maior autonomia e independência em relação às equipes de solo. Além disso, a frota do GEIV será a única do mundo a contar com aeronaves de última geração, equipado com a tecnologia fly by wire e EFB (Electronic Flight Bag), que será utilizado para inspeção em voo.


GEIV - Grupo Especial de Inspeção de Voo

Assim como as aeronaves A-29 da Esquadrilha da Fumaça, a Força Aérea Brasileira fez em Maringá a estréia da nova aeronave do grupamento especial, que realizou diversas passagens sobre o aeródromo da cidade canção para voos de checagem de equipamentos de navegação do aeroporto.

Passagem baixa da nova aeronave.


Fotos: Wellington Nascimento



Nenhum comentário: