AEROPORTO DE MARINGÁ GANHA NOVO SISTEMA DE POUSO



A partir desta quarta-feira (02/11) o Aeroporto Regional de Maringá inicia a utilização de um novo procedimento para pouso de aeronaves, caindo assim o índice de fechamento do terminal por problemas meteorológicos.

O Aeroporto de Maringá será o primeiro do interior do Brasil a ser homologado pelo sistema de pouso RNP (Required Navigation Performance), um dos sistemas mais modernos mundialmente conhecido, melhorando assim as operações no aeroporto. Hoje este procedimento também é utilizado no Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro.

Na ultima semana uma equipe do Grupamento Especial de Inspeção de Voo - GEIV da Força Aérea Brasileira esteve no aeroporto de Maringá e realizou testes para a homologação do novo sistema, segundo o brigadeiro Luiz Ricardo de Souza do DECEA para o inicio do novo sistema está faltando somente o relatório final que deverá sair em breve.

Um dos maiores benefícios deste sistema de pouso será o não custo para as operações. Com o sistema em funcionamento o teto operacional aumentará em 200 pés. Com isso cairá o índice de fechamento do aeroporto por condições meteorológicas. Alem da segurança incorporada nas operações de pouso.

O novo procedimento poderá ser utilizado por aeronaves que detêm deste moderno sistema para operar o RPN. Das duas companhias aéreas que operam em Maringá somente uma está homologada para este novo sistema. Mas com mudanças de equipamentos nos voos, em breve ambas estarão aptas a operar este novo procedimento.




Um comentário:

Jorge disse...

Só esqueceram de colocar que a somente a GOL opera RNP no Brasil!