OBRAS NO AEROPORTO DE MARINGÁ SERÃO LICITADOS EM MARÇO

Imagem: Emerson Carvalho
Os últimos detalhes para o projeto de ampliação da pista e outras melhorias estruturais no Aeroporto Regional Silvio Name Júnior foram acertados em Brasília, na última terça-feira (14/02), pelo prefeito de Maringá, Ulisses Maia.

Acompanhado do superintendente Fernando Rezende, o prefeito manteve reunião com o comando da Secretaria de Aviação Civil (SAC) - órgão vinculado ao Ministério dos Transportes e que coordena e supervisiona ações voltadas para o desenvolvimento estratégico do setor aeronáutico.

“Na reunião ficou definido que o termo de repasse do convênio de R$ 120 milhões para a execução das obras vai ser assinado no início de março. Em seguida será aberta licitação para que as obras comecem ainda no primeiro semestre deste ano”, assegurou o prefeito. O valor da contrapartida do município será de R$ 7 milhões.

Os recursos que virão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) vão permitir, entre outras obras, que a extensão da pista seja aumentada em mais 280 metros, passando dos atuais 2.100 metros para 2.380 metros.

Também está prevista a atualização da Seção Contra Incêndio - do Corpo de Bombeiros, ampliação do pátio de estacionamento, a revitalização da taxiway - a faixa de pista em que a aeronave pode taxiar até o terminal - e a aquisição de novos equipamentos dos sistemas de meteorologia e de aproximação, inclusive com instalação de ILS (Instrument Landing System). O sistema de pouso por instrumentos ILS favorece operações em condições climáticas adversas, diminuindo atrasos e cancelamento de voos em função da falta de visibilidade.

Na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), órgão regulador do transporte aéreo no país, o prefeito propôs o estabelecimento de um novo regime tarifário para as companhias aéreas que operam em Maringá. “É preciso rever esses preços abusivos que são cobrados pelas companhias para embarque no nosso aeroporto, o que dificulta o aumento do fluxo de passageiros e, consequentemente, o número de voos diários”, afirma Ulisses.

No ano passado o aeroporto de Maringá registrou o embarque e desembarque de 876 mil passageiros.

Para o superintendente Fernando Rezende, a tendência é que o movimento no aeroporto aumente com as melhorias previstas. “Com a ampliação da pista e melhorias na estrutura da estação de embarque e desembarque, o aeroporto estará preparado para receber aeronaves maiores e em maior número de voos, incluindo até o de aviões cargueiros”, diz.

Antes das reuniões na SAC e na ANAC, o prefeito e o superintendente visitaram os três gabinetes dos deputados federais por Maringá: Edmar Arruda, Luiz Nishimori e Enio Verri.

Fonte: Prefeitura Municipal de Maringá

Nenhum comentário: