O GRUPO LATAM, PROPRIETÁRIO DAS EMPRESAS AÉREAS TAM E LAN,
VAI DEVOLVER CERCA DE 20 AVIÕES EM 2016 E POSTERGAR O CRONOGRAMA DE RECEBIMENTO
DE NOVAS AERONAVES ATÉ 2018.
A DECISÃO FOI TOMADA PARA ADEQUAR A FROTA DA EMPRESA A UM
CENÁRIO ECONÔMICO DE DEMANDA MAIS FRACA POR PASSAGENS AÉREAS E PARA PRESERVAR O
CAIXA DA COMPANHIA. ALÉM DO GRUPO DA TAM, AS CONCORRENTES GOL E AZUL TAMBÉM ESTÃO
REDUZINDO SEUS PLANOS DE FROTA.
TIPICAMENTE, QUANDO A DEMANDA POR PASSAGENS REDUZEM, AS
COMPANHIAS AÉREAS CANCELAM OS VOOS MENOS RENTÁVEIS REDUZINDO A HORA VOADA POR
AVIÃO. A REDUÇÃO DE FROTA É UMA MEDIDA MAIS DRÁSTICA PARA CORTAR A OFERTA, O
QUE INDICA QUE A CRISE VEIO PARA FICAR, E DEVE SE PROLONGAR NO MÉDIO E LONGO
PRAZO.
ALÉM DE AUMENTAR A LIQUIDEZ, A REDUÇÃO DE FROTA FAZ PARTE DE UM PROCESSO DE CORTE DA OFERTA DE PASSAGENS AÉREAS QUE JÁ ESTÁ EM CURSO. A TAM VEM ENXUGANDO A OFERTA NOS VOOS NACIONAIS DESDE 2012. NO QUARTO TRIMESTRE DESTE ANO, FARÁ UM CORTE ADICIONAL DE 8% A 10% NA MALHA NACIONAL.
ALÉM DE AUMENTAR A LIQUIDEZ, A REDUÇÃO DE FROTA FAZ PARTE DE UM PROCESSO DE CORTE DA OFERTA DE PASSAGENS AÉREAS QUE JÁ ESTÁ EM CURSO. A TAM VEM ENXUGANDO A OFERTA NOS VOOS NACIONAIS DESDE 2012. NO QUARTO TRIMESTRE DESTE ANO, FARÁ UM CORTE ADICIONAL DE 8% A 10% NA MALHA NACIONAL.
A
EMPRESA TAMBÉM VAI CANCELAR VOOS INTERNACIONAIS EM 2016. ELA DEIXARÁ DE OPERAR
QUATRO DOS 14 VOOS SEMANAIS DE SÃO PAULO PARA NOVA YORK E TRÊS VOOS DE BELO
HORIZONTE E UM DE MANAUS COM DESTINO A MIAMI.
ALÉM DA TAM, GOL E AZUL TAMBÉM VÃO AJUSTAR A FROTA. A GOL ANUNCIOU QUE VAI RECEBER APENAS 4 DOS 15 AVIÕES DA BOEING COM ENTREGA PREVISTA PARA 2016 E 2017. A EMPRESA TAMBÉM VAI ARRENDAR 12 AVIÕES PARA EMPRESAS EUROPÉIAS NO ANO DE 2016.
ALÉM DA TAM, GOL E AZUL TAMBÉM VÃO AJUSTAR A FROTA. A GOL ANUNCIOU QUE VAI RECEBER APENAS 4 DOS 15 AVIÕES DA BOEING COM ENTREGA PREVISTA PARA 2016 E 2017. A EMPRESA TAMBÉM VAI ARRENDAR 12 AVIÕES PARA EMPRESAS EUROPÉIAS NO ANO DE 2016.
A AZUL DEVOLVEU EM 2015, 14 TURBOÉLICES ATR 72 E CINCO JATOS EMBRAER 175, QUE ERAM DA TRIP, EMPRESA EXTINTA APÓS A FUSÃO COM A AZUL EM MEADOS
DE 2012. EM ENTREVISTA AO JORNAL "O ESTADO DE S. PAULO" HÁ CERCA DE
15 DIAS, O PRESIDENTE DA AZUL, ANTONOALDO NEVES, DISSE QUE A EMPRESA PODERÁ
DEVOLVER ÀS EMPRESAS DE LEASING ATÉ 15 JATOS DA EMBRAER E TURBOHÉLICES ATR'S EM 2016.
A AZUL TINHA CAPACIDADE PARA AMPLIAR EM 15% O VOLUME DE PASSAGENS À VENDA PELA EMPRESA NO FIM DO ANO DE 2015, MAS, COM A DEMANDA EM BAIXA, O AVANÇO DA OFERTA FOI DE APENAS 3,8%. "NOSSOS JATOS PODERIAM VOAR 12 OU 13 HORAS POR DIA, MAS VOAM 10 HORAS. "NÃO É EFICIENTE, ENTÃO, PODEMOS NOS DESFAZER DE AERONAVES", DISSE NEVES.
PARA 2016, A PREVISÃO DA AZUL É ENTRE CORTE DE OFERTA DE 3% E UMA MÓDICA EXPANSÃO DE 1%.
PARA OS ANALISTAS, A REDUÇÃO DE VOOS NO BRASIL É ACERTADA. "SE HAVIA DÚVIDA SOBRE O EFEITO ADVERSO DO EXCESSO DE CAPACIDADE, ELA FOI REMOVIDA QUANDO AS EMPRESAS DIVULGARAM SEUS RESULTADOS FINANCEIROS. TODAS MOSTRARAM ALTOS ÍNDICES DE ENDIVIDAMENTO E RENTABILIDADE COMPRIMIDA", ESCREVERAM OS ANALISTAS DO MORGAN STANLEY EM RELATÓRIO DE QUINTA-FEIRA.
A RETIRADA DOS VOOS VISA A CRIAR CONDIÇÕES PARA AS EMPRESAS ELEVAREM OS PREÇOS DA PASSAGEM AÉREA E RECUPERAREM SUA RENTABILIDADE. A LATAM DIVULGOU HOJE UM PREJUÍZO LÍQUIDO DE US$ 113 MILHÕES NO TERCEIRO TRIMESTRE, ENQUANTO A GOL PERDEU MAIS DE R$ 2 BILHÕES, AMBOS RESULTADOS AFETADOS NEGATIVAMENTE PELA VALORIZAÇÃO DO DÓLAR SOBRE O REAL.
"AS EMPRESAS AÉREAS DEVEM FOCAR EM CORTAR OFERTA DE ASSENTOS, CUSTOS E ELEVAR O PREÇO DAS TARIFAS", DISSE O ANALISTA DO BB INVESTIMENTOS, MÁRIO BERNARDES JUNIOR. "NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA A REDUÇÃO DE PREÇOS NAS PASSAGENS AÉREAS. A PROTEÇÃO DE MARGENS DEVE SER A REGRA DAQUI PARA FRENTE."
A AZUL TINHA CAPACIDADE PARA AMPLIAR EM 15% O VOLUME DE PASSAGENS À VENDA PELA EMPRESA NO FIM DO ANO DE 2015, MAS, COM A DEMANDA EM BAIXA, O AVANÇO DA OFERTA FOI DE APENAS 3,8%. "NOSSOS JATOS PODERIAM VOAR 12 OU 13 HORAS POR DIA, MAS VOAM 10 HORAS. "NÃO É EFICIENTE, ENTÃO, PODEMOS NOS DESFAZER DE AERONAVES", DISSE NEVES.
PARA 2016, A PREVISÃO DA AZUL É ENTRE CORTE DE OFERTA DE 3% E UMA MÓDICA EXPANSÃO DE 1%.
PARA OS ANALISTAS, A REDUÇÃO DE VOOS NO BRASIL É ACERTADA. "SE HAVIA DÚVIDA SOBRE O EFEITO ADVERSO DO EXCESSO DE CAPACIDADE, ELA FOI REMOVIDA QUANDO AS EMPRESAS DIVULGARAM SEUS RESULTADOS FINANCEIROS. TODAS MOSTRARAM ALTOS ÍNDICES DE ENDIVIDAMENTO E RENTABILIDADE COMPRIMIDA", ESCREVERAM OS ANALISTAS DO MORGAN STANLEY EM RELATÓRIO DE QUINTA-FEIRA.
A RETIRADA DOS VOOS VISA A CRIAR CONDIÇÕES PARA AS EMPRESAS ELEVAREM OS PREÇOS DA PASSAGEM AÉREA E RECUPERAREM SUA RENTABILIDADE. A LATAM DIVULGOU HOJE UM PREJUÍZO LÍQUIDO DE US$ 113 MILHÕES NO TERCEIRO TRIMESTRE, ENQUANTO A GOL PERDEU MAIS DE R$ 2 BILHÕES, AMBOS RESULTADOS AFETADOS NEGATIVAMENTE PELA VALORIZAÇÃO DO DÓLAR SOBRE O REAL.
"AS EMPRESAS AÉREAS DEVEM FOCAR EM CORTAR OFERTA DE ASSENTOS, CUSTOS E ELEVAR O PREÇO DAS TARIFAS", DISSE O ANALISTA DO BB INVESTIMENTOS, MÁRIO BERNARDES JUNIOR. "NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA A REDUÇÃO DE PREÇOS NAS PASSAGENS AÉREAS. A PROTEÇÃO DE MARGENS DEVE SER A REGRA DAQUI PARA FRENTE."
Fonte: Tribuna do Norte
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