CONHEÇA O GRUPO CHINÊS HNA GROUP QUE COMPROU 23% DA AZUL LINHAS AÉREAS



O GRUPO CHINÊS HNA QUE ANUNCIOU UM INVESTIMENTO DE 450 MILHÕES DE DÓLARES NA AZUL LINHAS AÉREAS, POR UMA PARTICIPAÇÃO DE 23,7% DE PARTICIPAÇÃO NA COMPANHIA AÉREA. O HNA GROUP SE TORNA, ASSIM, O MAIOR ACIONISTA INDIVIDUAL DA BRASILEIRA E PODERÁ INDICAR UM MEMBRO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO.

O OBJETIVO É “SE BENEFICIAR DO TRÁFEGO SUBSTANCIAL ENTRE A CHINA E O BRASIL, QUE SÃO FORTES PARCEIROS GLOBAIS NO COMÉRCIO”, COM DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ROTAS, EXPANSÃO DE PROGRAMAS DE FIDELIDADE E COM CODE SHARING, DIZ O GRUPO EM COMUNICADO.


ESTE FOI O SEGUNDO INVESTIDOR ESTRANGEIRO QUE ENTRA NA AZUL EM POUCO TEMPO. EM JUNHO DE 2015, A AMERICANA UNITED AIRLINES COMPROU 5% DA BRASILEIRA POR 100 MILHÕES DE DÓLARES. ELA TAMBÉM PASSOU A CONTAR COM UM MEMBRO NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO.


A ENTRADA DE CAPITAL VEM LOGO APÓS A COMPRA DA PORTUGUESA TAP POR DAVID NEELEMAN CEO DA AZUL EM JUNHO, NUMA DISPUTA CONTRA A AVIANCA.


O PRIMEIRO AVIÃO DO HNA GROUP VOOU PELA PRIMEIRA VEZ EM MAIO DE 1993. EM POUCO MAIS DE 20 ANOS, ELE PASSOU DE UMA PEQUENA COMPANHIA AÉREA CHINESA A UM CONGLOMERADO GIGANTE, COM NEGÓCIOS NAS ÁREAS DE AVIAÇÃO, INDÚSTRIA, FINANÇAS, TURISMO E LOGÍSTICA.


O GRUPO CHINÊS CONTROLA DE SUPERMERCADOS A BANCOS, DE ARRENDAMENTO DE COINTAINERS E LOGÍSTICA A AGÊNCIAS DE TURISMO, COM MAIS DE 110.000 FUNCIONÁRIOS EM TODO O MUNDO.


O GRUPO FIGUROU PELA PRIMEIRA VEZ NA LISTA DAS 500 MAIORES EMPRESAS DO MUNDO DA FORTUNE ESTE ANO, FICANDO NA 464ª POSIÇÃO. 


EM 2014, O LUCRO SOMOU 206 MILHÕES DE DÓLARES, 26% A MAIS QUE NO ANO PASSADO. O FATURAMENTO FOI DE 25,65 BILHÕES DE DÓLARES, AUMENTO DE 36%.


O BRAÇO DE AVIAÇÃO É O MAIS FORTE DENTRO DO GRUPO. A HNA AVIATION OPERA HAINAN AIRLINES, TIANJIN AIRLINES, DEER JET, LUCKY AIR, CAPITAL AIRLINES, WEST AIR, FUZHOU AIRLINES, URUMQI AIR, YANGTZE RIVER EXPRESS, MYCARGO, AFRICA WORLD AIRLINES, AIGLE AZUR E OUTRAS COMPANHIAS.


O GRUPO É O MAIOR CLIENTE DA EMBRAER NA ÁSIA E A SUBSIDIÁRIA TIANJIN FOI A PRIMEIRA CHINESA A COMPRAR O JATO E-190 DA EMBRAER, TENDO HOJE 50 AVIÕES DESSE MODELO.


A HAINAN AIRLINES É A MAIOR COMPANHIA AÉREA PRIVADA DA CHINA E A QUARTA MAIOR EM TAMANHO DE FROTA, COM 561 AERONAVES. ELA OPERA MAIS DE 630 ROTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS PARA 210 CIDADES NA CHINA E NO MUNDO.


JÁ NA SUA DIVISÃO FINANCEIRA, A HNA CAPITAL ATUA EM LEASING, SEGUROS, BANCOS, SERVIÇOS FINANCEIROS, FUNDOS, ENTRE OUTROS. NA ÁREA DE LEASING, A BOHAI LEASING ARRENDA AVIAÇÕES, NAVIOS E ESTRUTURAS DE INFRAESTRUTURA, ALÉM DE SER A MAIOR DO MUNDO EM ARRENDAMENTO DE CONTAINERS.


O SEGMENTO DE TURISMO OPERA EM CONJUNTO COM SERVIÇOS FINANCEIROS E DE COMÉRCIO ELETRÔNICO, LEVANDO 30 MILHÕES DE VIAJANTES A CADA ANO PARA A ÁSIA, EUROPA E AMÉRICAS. ELA POSSUI 89 AGÊNCIAS DE TURISMO E OPERA O CRUZEIRO DE LUXO HENNA.  


A TRANSFOREX, CASA DE CÂMBIO DO GRUPO, ATUA EM 23 CIDADES COM 500 LOCALIDADES. 


COM MAIS DE 440 HOTÉIS PELO MUNDO, O HNA HOSPITALITY É UMA DAS MAIORES COMPANHIAS HOTELEIRAS NA CHINA. TAMBÉM CONTROLA OS HOTÉIS E RESORTS TANGLA.


O GRUPO GERENCIA, AINDA, 8 AEROPORTOS QUE TIVERAM UM FLUXO DE 38 MILHÕES DE PASSAGEIROS NO ANO PASSADO. 


A COMPANHIA DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS TEM INVESTIMENTOS EM 33 PROJETOS. ATUALMENTE, A ÁREA QUE ESTÁ EM CONSTRUÇÃO É DE 5 MILHÕES DE METROS QUADRADOS, MAIS DE 600 CAMPOS DE FUTEBOL.


O GRUPO AINDA ATUA NO VAREJO, COM 330 LOJAS EM VÁRIAS ÁREAS. SÃO DELE AS LOJAS DE DEPARTAMENTO CHINESAS XI’AN MINSUNG E OS SUPERMERCADOS HUNAN JOINDOOR E SHANGHAI JIADELI. 


O GRUPO ESTÁ EXPANDINDO SUA ATUAÇÃO PARA FORA DO TERRITÓRIO CHINÊS.RECENTEMENTE, ELE ADQUIRIU O SWISSPORT, MAIOR PROVEDOR DE SERVIÇOS DE CARGA NO SOLO DO MUNDO. 


A COMPANHIA SUÍÇA FOI ADQUIRIDA POR 2,7 BILHÕES DE FRANCOS SUÍÇOS. A EMPRESA SUÍÇA OPERA SERVIÇOS DE CARGA EM 270 AEROPORTOS EM 48 PAÍSES.NA BÉLGICA, O GRUPO DETÉM TRÊS HOTÉIS DE QUATRO ESTRELAS E, NA TURQUIA, CONTROLA A MYTECHNIC, EMPRESA DE MANUTENÇÃO DE AERONAVES E AEROPORTOS.


TAMBÉM SÃO DO GRUPO A SINOCEANIC SHIPPING, EMPRESA DA NORUEGA DE FRETAMENTOS E INVESTIMENTO EM NAVIOS DE CONTAINERS, A GHANA AWA AIRLINES COMPANY, COMPANHIA AÉREA AFRICANA, E A SEACO SRL, EMPRESA DE ARRENDAMENTO DE CONTAINERS DE CINGAPURA. 


 Fonte: EXAME.COM

Nenhum comentário: