Legacy 500 do GEIV realizando seu pouso em Maringá. |
O Aeroporto de Maringá recebeu nesta Sexta-feira (28/10) a visita da nova aeronave do Grupo Especial de Inspeção de Voo - GEIV, o Embraer Legacy 500 (UI-50).
A aeronave da FAB iniciou uma nova fase do Projeto I-X, um dos programas estratégicos mais importantes da força aérea, que prevê o desenvolvimento de novas aeronaves de inspeção em voo.
A fase inicial é considerada uma das mais sensíveis e importantes, a integração do sistema que transformou a aeronave num laboratório embarcado. Esta é a primeira aeronave que entrou entrou em operação e está na em fase de integração.
Cabine com a mais alta tecnologia de navegação. |
Foram instaladas mais 14 antenas na parte externa da aeronave, além das existentes. Uma câmera a laser que também vai permitir que à aeronave tenha maior autonomia e independência em relação às equipes de solo. Além disso, a frota do GEIV será a única do mundo a contar com aeronaves de última geração, equipado com a tecnologia fly by wire e EFB (Electronic Flight Bag), que será utilizado para inspeção em voo.
GEIV - Grupo Especial de Inspeção de Voo |
Assim como as aeronaves A-29 da Esquadrilha da Fumaça, a Força Aérea Brasileira fez em Maringá a estréia da nova aeronave do grupamento especial, que realizou diversas passagens sobre o aeródromo da cidade canção para voos de checagem de equipamentos de navegação do aeroporto.
Passagem baixa da nova aeronave. |
Fotos: Wellington Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário