Foto: Danilo Martins / Bemdito |
Nessa segunda-feira (05/12) o diretor de Assuntos Institucionais da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Ronaldo da Silva Veras, visitou o Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, em Umuarama no noroeste do Paraná. Veras, estava acompanhado de sete técnicos da companhia e aeronave própria, o grupo veio à cidade incumbido de vistoriar as condições do local para implantação de uma linha da empresa com voos comerciais.
O prefeito Moacir Silva acompanhou pessoalmente a vistoria, assessorado pela empresa maringaense (Phenix Airport Management), que presta consultoria à Prefeitura com relação ao aeroporto.
As frentes de trabalho na verificação da estrutura do aeroporto foram dividas por áreas específicas, ligadas à engenharia e arquitetura, infraestrutura e segurança de voo. Segundo informou Veras, o objetivo principal da visita foi orientar o Município, da melhor forma possível, para que ele ofereça a total condição à Azul de operar regularmente. “Se trata de um processo totalmente tranquilo e transparente, e nós ficamos satisfeitos com o que vimos”, informou.
O grupo fez considerações importantes pautadas nas adequações que o aeroporto precisará receber para estar apto e ser certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “São questões pontuais, encontramos uma boa estrutura e detalhes que não são difíceis de resolver, mas que fundamentam e definem a operacionalização dos voos”, explicou o diretor de Relações Institucionais da companhia.
O primeiro parecer técnico mostrou a necessidade de ampliação do pátio e da pista, recapeamento completo da pista e sinalização horizontal, adequações para a vegetação do entorno, para o saguão, sala de embarque e desembarque, compra de equipamentos, construção de alojamento para o caminhão especial do Corpo de Bombeiros, sistema de som e ar-condicionado, placas de sinalização e comunicação visual internas e externas, entre outros quesitos.
O Analista de Telecomunicações da Azul, Adelelmo Piva, expôs que essas mudanças propostas pela companhia, são sempre indicadas em acordo com o que já existe no aeroporto, ou seja, são complementos, pois o espaço está, de forma geral, bem distribuído.
Há ainda a informação de que a Azul encaminhou um documento ao Ministério dos Transportes, que mostra o cronograma de implantação das bases para os anos de 2016 e 2017. Veras espera que, ainda no primeiro semestre de 2017, a Azul já comece a operar com os voos comerciais, no entanto, a questão dependerá da agilidade nas adequações exigidas pela empresa no aeroporto.
Com relação à linha oferecida, a ideia inicial da empresa é a ligação com o Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas-SP), pela facilidade e flexibilidade na intermediação dos passageiros a outros quase 60 destinos.
O prefeito Moacir Silva disse que o investimento necessário para a realização dessas obras, é de aproximadamente R$ 5 milhões, recurso que o Município precisaria pleitear junto do governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística, tarefa que ficará a cargo do novo prefeito Celso Pozzobom.
Fonte: Bemdito / Umuarama
Nenhum comentário:
Postar um comentário