Autor Desconhecido / Divulgação |
O maior avião do mundo, o Antonov An-225, já está
em solo brasileiro. Ele pousou nesta Segunda-feira (14/11) por volta das 11:05Hs no Aeroporto
Internacional de Viracopos, em Campinas, de onde irá decolar posteriormente
para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O seu destino final é
Santiago do Chile, para onde o avião estará transportando um transformador de 150
toneladas de uma empresa de automação empresarial.
Antonov 225 tocando em solo brasileiro pela segunda vez - Imagem Paulo Lopes / Estadão |
Esta é a segunda vez que a
aeronave pousa no Brasil: a primeira foi em 2010. A área para a operação de carregamento
deve ocupar o espaço de sete aeronaves, disse o comandante Miguel Dau, diretor
de Operações da GRU Airport.
A fabricante e dona desse
colosso é a Antonov Airlines, companhia aérea ucraniana de transporte de
cargas. E não são cargas comuns: Ônibus espacial, cargas militares, refeições
para um exército inteiro e geradores já voaram com seus aviões por todo o
mundo.
Imagem - Lucas Lima / UOL |
Baseada no aeroporto de
Gostomel, perto da capital ucraniana Kiev, é uma das poucas especializadas no
transporte de grandes cargas, que não cabem em um avião tradicional.
Ela começou a operar em
1988, para fabricar e comercializar aviões gigantes de carga para a União
Soviética.
A companhia aérea é uma
subsidiária da Antonov StC, companhia estatal. Em 2015, foi transferida do
Ministério de Desenvolvimento Econômico e Comércio para a Ukroboronprom,
Indústria de Defesa da Ucrânia, também estatal.
Alunos e funcionários do centro de treinamento da Azul Linhas Aéreas (UniAzul) acompanham o pouso do gigante - Imagem Tiago André de Almeida / Brothers Spotting |
O avião Antonov 225, com 84
metros de comprimento, 18,1 de altura e 88,4 de envergadura, é único no mundo.
Ele levou quatro anos para ser construído, de 1984 a 1988, para transportar o
ônibus espacial soviético Buran.
Tem capacidade para carregar
até 250 toneladas, muito mais que os concorrentes Boeing 747-800, que aguenta
140 toneladas e o Airbus 330, que leva até 65 toneladas.
Um segundo avião do tipo
começou a ser construído. No entanto, com o colapso da União Soviética, em 1991
e o fim do programa do ônibus espacial, a fabricação foi cancelada.
Segundo Antonov 225 ainda aguardando seu destino - Imagem Antonov / Divulgação |
A aeronave parou de voar em
1994, mas voltou a ser usada, depois de ser inteiramente reformada, em uma nova
parceria. Em 2006, a Antonov se uniu à russa Volga-Dnepr Airlines em uma joint
venture. Hoje, as duas empresas operam a frota de An-124 e o An-125.
Contratar os serviços do
"Mriya" começam em cerca de US$ 300 mil, informa o site Airway.
Além de grandes cargas comerciais, o An-225 também já foi direcionado para para
operações humanitárias como, por exemplo, o terremoto no Haiti, em 2010, e o
tsunami que atingiu o Japão, em 2011.
No dia 30 de agosto deste ano, a Antonov assinou um
acordo de cooperação com a Aerospace Industry Corporation of China (AICC),
para um acordo de longa duração para o Antonov An-225 "Mriya", o maior avião do
mundo.
O primeiro estágio do acordo inclui a construção do segundo
An-225, que fora fabricado parcialmente, tendo apenas finalizado
a fuselagem e junção das asas.
Fuselagem do segundo Antonov 225 montado na fabrica - Imagem Antonov / Divulgação |
Neste primeiro estágio, esta aeronave que
estava estocada na fábrica da Antonov em Kiev, será finalizada sua construção e
será modernizada. Após a finalização do processo, o "Mriya" será entregue à AICC.
Já o segundo estágio é uma produção em conjunto do An-225
modernizado, na China, sobre licença da Antonov nas instalações da AICC. Ambos
estágios serão realizados seguindo um contrato previamente acordado. Ainda não
se sabe detalhes de quais seriam as diferenças do atual An-225 para a versão
modernizada e a versão chinesa.
O Antonov An-225 "Myria" possui um grande mercado para cargas
especiais, estando acima de seus concorrentes em capacidade de carga e volume
interno. A aeronave está em operação constante e parando apenas para
manutenções previstas. A expectativa é de uma nova aviônica e motorização na nova
versão do gigante.
Acordo poderá ressucitar a produção do gigante Antonov "Mriya" |
Não foram divulgadas informações sobre as possíveis operadoras dos
An-225 que forem produzidos, de quantas unidades seriam feitas e nem de data de
entrega das mesmas. Informações pela Antonov State Company,
Fonte: exame.com / AeroIN
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